APIACEAE

Eryngium fluminense Urb.

Como citar:

Patricia da Rosa; Luiz Santos Filho. 2017. Eryngium fluminense (APIACEAE). Lista Vermelha da Flora Brasileira: Centro Nacional de Conservação da Flora/ Instituto de Pesquisas Jardim Botânico do Rio de Janeiro.

VU

EOO:

217,577 Km2

AOO:

24,00 Km2

Endêmica do Brasil:

Sim

Detalhes:

A espécie é endêmica do Brasil, ocorrendo exclusivamente no estado do Rio de Janeiro (BFG, 2015). Nos município de Teresópolis a espécie ocorre no Parque Nacional da Serra dos Órgãos, nas localidades de Cachoeira do Rancho Frio (Brade, A.C. 16467) e Pedra Açu (Brade, A.C. 9665) e no município de Nova Friburgo no Parque Estadual dos Três Picos, nas localidades de Pico Menor (C.B. Gomes 100 ) e Pico da Caledônia (Forzza, R.C., 3415; C.B. Gomes 119). Inclusive, recentemente, através de esforços de coleta direcionados pela campanha Procura-se CNCFlora/SEA, indivíduos foram encontrados no Morro da Branca de Neve (C. Baez (1147 et al.) e no cume do Morro Cabeça de Dragão (C. Baez 1080 et al.), aumentando a distribuição no Parque Estadual dos Três Picos. Há um registro da espécie para o estado do Paraná (G.Hatschbach 16449), corroborada por Selusniaki (2013) em levantamento florístico realizado nos campos naturais do estado do Paraná, porém não considerado válido pelo especialista da família Pedro Fiaschi (com. pess.).

Avaliação de risco:

Ano de avaliação: 2017
Avaliador: Patricia da Rosa
Revisor: Luiz Santos Filho
Critério: D2
Categoria: VU
Justificativa:

A espécie herbácea apresenta distribuição restrita à vegetação de Campos de Altitude do bioma Mata Atlântica (BFG, 2015). Ocorre no Parque Nacional da Serra dos Órgãos, nas localidades da Pedra do Açú e Rancho Frio; no Parque Estadual dos Três Picos há registros nas localidades do Pico da Caledônia e Pico Menor. Recentemente, por meio de esforços de coleta direcionados do projeto “Procura-se” (CNCFlora/JBRJ/SEA), indivíduos foram identificados no Morro da Branca de Neve e no cume do Morro Cabeça de Dragão, aumentando a distribuição no Parque Estadual dos Três Picos. Encontra-se sob quatro situações de ameaça e é frequente nas localidades. As ameaças incidentes são os incêndios florestais (Ibama, 2014), a invasão de espécies exóticas (Viana e Rocha, 2009) e os impactos causados pelo turismo e pela recreação no Parque Nacional da Serra dos Órgãos (Castro, 2008). Já no Parque Estadual dos Três Picos as ameaças incidentes são a expansão urbana e comercial (Mendes, 2010) e o aumento da frequência e/ou intensidade das queimadas (Mota, 2009). Devido à presença de quatro situações de ameaça que, em um futuro próximo, podem conduzir a avaliação do táxon para categoria de maior grau de ameaça, sugere-se a prospecção de novas subpopulações e investimentos em estudos sobre a biologia da espécie.

Último avistamento: 2016
Quantidade de locations: 4
Possivelmente extinta? Não
Severamente fragmentada? Não

Perfil da espécie:

Obra princeps:

A espécie foi descrita originalmente na obra Flora Brasiliensis 11(1): 326. 1879.

Valor econômico:

Potencial valor econômico: Desconhecido
Detalhes: Algumas espécies do gênero Eryngium L. são consideradas plantas indesejáveis, como Eryngium horridum Malme, nas pastagens de uso para o forrageio do gado no Sul do Brasil (Pelegrini, L.G. et al. 2007; Nabinger, 2002; Gonzaga, 1999),

População:

Flutuação extrema: Desconhecido
Número de subpopulações: circa • 5
Detalhes: As subpopulações conhecidas de E. fluminense (estimadas em cerca de 5, com base nos registros de coleta). A população do Pico da Caledônia (Parque Estadual dos Três Picos) foi descrita como frequente pelo coletor (R.C. Forzza 341).

Ecologia:

Substrato: terrestrial
Forma de vida: herb
Fenologia: perenifolia
Luminosidade: heliophytic
Biomas: Mata Atlântica
Vegetação: Campo de Altitude
Fitofisionomia: Campos de Altitude
Habitats: 4.7 Subtropical/Tropical High Altitude Grassland
Clone: unkown
Detalhes: Erva terrestre, E. fluminense ocorre sobre os Campos de Altitude associados ao bioma Mata Atlântica no estado do Rio de Janeiro (BFG, 2015).
Referências:
  1. BFG (The Brazil Flora Group), 2015. Growing knowledge: an overview of Seed Plant diversity in Brazil. Rodriguésia 66(4):1085–1113. doi: 10.1590/2175-7860201566411

Reprodução:

Fenologia: flowering (Oct~Oct), flowering (Jun~Jun), flowering (Jul~Jul), flowering (Nov~Nov), flowering (Apr~Apr)

Ameaças (5):

Estresse Ameaça Declínio Tempo Incidência Severidade
1.2 Ecosystem degradation 7.1.1 Increase in fire frequency/intensity habitat,occupancy past,present,future local very high
O aumento da frequência de incêndios na Serra dos Órgãos representa uma ameaça à espécie e a toda a flora que ocorre associada aos Campos de Altitude da região, uma vez que esta é uma das tipologias de vegetação mais vulneráveis frente ao aumento da incidência de incêndios severos como o que assolou cerca de 80% dos campos nativos no Parque Nacional da Serra dos Órgãos (IBAMA, 2014; ICMBio, 2014a, 2014b). A região de Nova Friburgo sofre com a ocorrência de incêndios, agravada pela baixa umidade do ar e estiagem prolongada. Somente no ano de 2007, ocorreram incêndios sobre a vegetação, cuja quantidade foi considerada maior que a média da década, o que reforça a escala do problema (Mota 2009).
Referências:
  1. IBAMA, 2014. Ibama combate incêndio no Parque Nacional Serra dos Órgãos. Disponível em <http://www.ibama.gov.br/publicadas/ibama-combate-incendio-no-parque-nacional-serra-dos-orgaos>.
  2. ICMBio, 2014a. ICMBio e Ibama trabalham para conter incêndio na Serra dos Órgãos. Meio Ambiente. Disponível em < http://www.brasil.gov.br/meio-ambiente/2014/10/icmbio-e-ibama-trabalham-para-conter-incendio-na-serra-dos-orgaos>.
  3. ICMBio, 2014b. Incêndio enfraquece no Parque Nacional da Serra dos Órgãos. Notícias. Disponível em: <http://www.ibama.gov.br/publicadas/incendio-enfraquece-no-parque-nacional-da-serra-dos-orgaos>
  4. Mota, L.D.M., 2009. Produção agrícola, meio ambiente e saúde em áreas rurais de Nova Friburgo, RJ: conflitos e negociações. Fundação Oswaldo Cruz. Tese de Doutorado. 155 p.
Estresse Ameaça Declínio Tempo Incidência Severidade
2.3 Indirect species effects 8.4.2 Named species habitat past,present,future local medium
A invasão de espécies exóticas, como o capim gordura (Melinis minutiflora) é uma ameaça existente na Serra do Órgãos, RJ (Viana e Rocha, 2009).
Referências:
  1. Viana, F. M. de F., e Rocha, C. H. B. 2009. Impactos ambientais em unidades de conservação. Universidade Federal de Juiz de Fora.
Estresse Ameaça Declínio Tempo Incidência Severidade
1.2 Ecosystem degradation 1.3 Tourism & recreation areas habitat past,present local low
O Parque Nacional da Serra dos Órgão é um dos principais roteiros turísticos da região, e nem sempre é realizado de maneira respeitosa à natureza (Castro, 2008).
Referências:
  1. Castro, E.B.V. de, 2008. Plano de manejo do Parque Nacional da Serra dos Órgãos, Brasília, Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade, Portaria ICMBio. Brasil.
Estresse Ameaça Declínio Tempo Incidência Severidade
1.2 Ecosystem degradation 1 Residential & commercial development occupancy,habitat past,present,future local medium
Devido à beleza cênica e ao elevado estágio de preservação da Mata Atlântica, a região de Nova Friburgo despertou a atenção de admiradores da natureza na década de 1970. A área tornou-se um lócus de atração turística, e como consequência, houve uma substituição das atividades agropecuárias por atividades vinculadas ao turismo. Propriedades que antes eram destinadas à agricultura foram substituídas por pousadas, hotéis, restaurantes e casas de veraneio (Mendes, 2010). Na busca de uma forma alternativa de vida, além dos turistas considerados visitantes, novos moradores se instalaram em Nova Friburgo fugindo de centros urbanos. Isso gerou substituição de atividades agropecuárias por atividades vinculadas ao turismo, à construção civil, ao comércio e à prestação de serviços, a fim de atenderem as novas demandas da região, e se transformaram as principais fontes de renda de seus antigos moradores. Muitos imóveis que possuíam funções agrícolas voltadas à produção, foram alterados para se tornarem residências, sítios de veraneio ou pousadas, locais de consumo e de “contemplação da natureza”, gerando novos valores e reconfigurando o território (Mendes, 2010).
Referências:
  1. Mendes, S.P., 2010. Implantação da APA Macaé de Cima (RJ): um confronto entre a função social da propriedade e o direito ao meio ambiente ecologicamente preservado. V Encontro Nac. da Anppas, Florianópolis, SC.
Estresse Ameaça Declínio Tempo Incidência Severidade
1.2 Ecosystem degradation 7.1.1 Increase in fire frequency/intensity habitat,occupancy past,present local high
A região de Nova Friburgo sofre com a ocorrência de incêndios, agravada pela baixa umidade do ar e estiagem prolongada. Somente no ano de 2007, ocorreram incêndios sobre a vegetação, cuja quantidade foi considerada maior que a média da década, o que reforça a escala do problema (Mota, 2009).
Referências:
  1. Mota, L.D.M., 2009. Produção agrícola, meio ambiente e saúde em áreas rurais de Nova Friburgo, RJ: conflitos e negociações. Fundação Oswaldo Cruz. Tese de Doutorado. 155 p.

Ações de conservação (1):

Ação Situação
1.1 Site/area protection on going
A espécie possui registros de coleta dentro dos limites do Parque Nacional da Serra dos Órgãos (G. Gardner 432 e A.C. Brade 16.467) e Parque Estadual dos Três Picos (R.C. Forzza 3415 e C.B. Gomes 100, 119; C. Baez 1080, 1147).

Ações de conservação (1):

Uso Proveniência Recurso
17. Unknown